AULAS DO CURSO fev 2014 ART FANTASY

Bem caros amigos e alunos, bem vindos a esse blog! Essa página é dedicada as aulas do curso de fevereiro de 2014, intutulado CURSO DE FÉRIAS - Quadrinhos, Mangá e Arte Fantástica!

Antes de mais nada, ou melhor, antes de tudo , meus cumprimentos! Se você chegou até aqui e resolveu ler esses artigos, dicas, etc e fez sua inscrição no curso em questão, é sinal de que você busca melhores informações e experiências para aprender a desenhar de forma rápida e com precisão! Se você já sabe desenhar e tem prática do ofício, ótimo, sempre é bom aprender mais e trocar expêriencias com outras pessoas.

O mundo do desenho é vasto e quase infinito em várias técnicas e métodos utilizados por milhares de artistas no mundo inteiro. Algumas fantásticas, outras nem tanto, mas se pega um pouco de cada coisa, e ai tentamos aperfeiçoar a nossa arte.

Nesse espaço, eu coloco os melhores exemplos de vários mestres e artistas, assim como métodos meus também, para ajudá-lo a desenvolver o seu talento! portanto, ânimo e queimem seus grafites! (Cuidado, vão com calma..nunca se sabe s eo corpo de bombeiros estará sempre por perto..kk)

1. PONTO,LINHAS, HACHURAS,FORMA, O PLANO, TEXTURA, CÍRCULOS,OVAIS, A COR.

PONTO





Linguagem visual é todo tipo de comunicação que se dá através de imagens e símbolos. Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, são a matéria-prima de toda informação visual. Entretanto, esses elementos isolados não representam nada, não tem significados preestabelecidos, nada definem antes de entrarem num contexto formal.
De acordo com o estudo de vários autores, podem-se identificar como principais elementos visuais: o ponto, a linha, a forma, o plano, a textura, e a cor.

1. PONTO 

DEFINIÇÕES
  • O ponto é o elemento básico da geometria, através do qual se originam todas as   outras formas geométricas. 
  • Ponto é o lugar onde duas linhas se cruzam. 
  • Ponto é um sinal sem dimensões, deixado na superfície. 
  • Ponto é a unidade de comunicação visual mais simples e irredutivelmente mínima(DONDIS, 1997). 
  • Considera-se como ponto qualquer elemento que funcione como forte centro de atração visual dentro de um esquema estrutural, seja numa composição ou num objeto(FORTES, 2001).  

FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DO PONTO

O ponto pode ser representado graficamente de duas maneiras: pela interseção de duas linhas ou por um simples toque na superfície com um instrumento apropriado. É identificado através de uma letra maiúscula do nosso alfabeto.  


UTILIZAÇÃO DO PONTO NAS ARTES VISUAIS

Qualquer ponto tem grande poder de atração visual, quando juntos eles são capazes de dirigir o olhar do espectador. Essa capacidade de conduzir o olhar é intensificada pela maior proximidade dos pontos, ou seja, quanto mais próximos uns dos outros estiverem os pontos, mais rápido será o movimento visual.

Nas artes visuais um único ponto não é capaz de construir uma imagem. Porém com um conjunto de pontos podemos obter imagens visuais casuais ou organizadas.

Em grande número e justapostos os pontos criam a ilusão de tom ou de cor.  
Observe: 
 
Georges Seurat.


 


È necessário fazer um estudo preliminar, de como está a nossa coordenação motora e a habilidade e destreza dos dedos e das mãos. Por isso é importante começarmos por aqui antes!


LINHAS:

LINHA

DEFINIÇÕES
  • Linha é a trajetória definida pelo movimento de um ponto no espaço;
  • Linha é um conjunto de pontos que se sucedem uns aos outros, numa seqüência infinita; 
  • Linha é o elemento visual que mostra direcionamentos, delimita e insinua formas, cria texturas, carrega em si a idéia de movimento.

CLASSIFICAÇÃO

Alguns autores classificam as linhas simplesmente como físicas, geométricas e geométricas gráficas. 
  • Físicas – são aquelas que podem ser enxergadas pelo homem no meio ambiente. Ex.: fios de lã, barbantes, rachaduras de pisos, fios elétricos etc. 
  • Geométricas – apresentam comprimento ilimitado não possuindo altura e espessura, sendo apresentadas através da imaginação de cada um de nós quando observamos a natureza. 
  • Geométricas gráficas – são linhas desenhadas numa superfície, sendo concretizadas quando colocamos a ponta de qualquer material gráfico sobre uma superfície e o movemos seguindo uma direção.
Em artes Visuais, estudaremos as linhas geométricas gráficas que são classificadas quanto ao formato em SIMPLES e COMPLEXAS. As linhas simples podem ser retas ou curvas. Observe:

UTILIZAÇÃO DAS LINHAS NAS ARTES VISUAIS

As linhas nascem do poder de abstração da mente humana, uma vez que não há linhas corpóreas no espaço natural. Elas só se tornam fato físico quando são representadas pela mão humana.
Independente de onde seja utilizada, a linha é o instrumento fundamental da prévisualização, ou seja, ela é o meio de apresentar em forma palpável, concreta, aquilo que só existe na imaginação.
Nas artes visuais, a linha é o elemento essencial do desenho, seja ele feito a mão livre ou por intermédio de instrumentos.
Segundo ARNHEIM (1994) as linhas apresentam-se basicamente de 3 modos diferentes nas artes visuais: 
 Linhas objeto - visualizadas como objetos visuais independentes. A própria linha é uma imagem.
  • Linhas de contorno - obtidas quando envolvem uma área qualquer criando um objeto visual.
  • Linhas hachuradas – são formadas por grupo composto de linhas muito próximas criando um padrão global simples, os quais se combinam para formar uma superfície coerente. Hachurar é usar um grupo de linhas para sombrear ou insinuar texturas. Quanto mais próximas as linhas, mais densa a hachura e mais escuras as sombras. Quanto mais distantes as linhas, menos densa a hachura e menos escuras as sombras. As linhas da hachura podem ter comprimentos e formas diferentes.

SIGNIFICADOS EXPRESSOS PELAS LINHAS

A linha pode assumir formas muito diversas para expressar uma grande variedade de estados de espírito, uma vez que reflete a intenção do artista, seus sentimentos e emoções e principalmente sua visão de mundo.
Quando predomina uma direção, a linha possui uma tensão que pode ser associada a determinado sentimento ou sensação. Exemplos: 



Aula 1: Desenho - Traçado
Uma aula básica, com o básico para quem quer começar a desenhar: o traçado, traço.
Aula 2 - Escalas Tonais

Aqui ele trabalha com as escalas tonais, como usar os materiais (lápis) fazendo escalas do claro para o escuro.
Aula 3 - Traçado - variações.

Aqui ele avança nos estudos sobre o traçado usando desenhos mais complexos.
E assim por diante. É um material bastante didático e útil para quem está começando na área e também para quem quer melhorar o traço em seus projetos. São pequenos detalhes que por vezes deixamos de lado mas que fazem toda a diferença no resultado final.

Estrelas

 

LINHAS ENTRELAÇADAS

Blog de celeste :Minhas  Artes  Diversas, LINHAS  ENTRELAÇADAS

1. EXERCÍCIO SUGERIDO. Estudo de linhas em várias direções pelo Instrutor.

 HACHURAS
ilustra_livro_solucaoproblemas_9_B





A hachura é uma técnica artística utilizada para criar efeitos de tons ou sombras a partir do desenho de linhas paralelas próximas. Conforme você aumenta a proximidade dos traços e quantidade a sombra vai ganhando peso e com isso enfatiza a forma. Um ilustrador que usa muito esta técnica é meu caro amigo Roger Krux e ele mostra muito bem em algumas ilustras desta galeria.
Quando utilizadas para representar cores, as linhas tipicamente seguem um mesmo padrão para representar tons particulares. Por exemplo, o vermelho pode ser feito com linhas leves e mais distantes, enquanto o verde poderia ser feito por duas camadas de linhas densas e perpendiculares, resultando numa imagem realista.
Além do desenho artístico, também o desenho técnico (arquitetônico, industrial, etc.) usa tracejados e hachuras para preencher as secções num desenho em corte.
Na arte ocidental, os tracejados surgiram na Idade Média. Pioneiros desta técnica foram, entre outros, Martin Schongauer, Erhard Reuwich e Michel Wolgemut. Artistas utilizam esta técnica variando o comprimento, os ângulos, a distância e outras qualidades das linhas.

 

Um comentário:

  1. Olá, vejo que você copiou várias postagens minhas ( muitas na verdade ) sem nem me dar o crédito ou mesmo divulgar o endereço da fonte, no caso meu blog. Venho pedir-lhe que OU edite o título das postagens OU as delete. Citando suas próprias palavras: "MAS A INTERNET É UMA MÃO NA RODA PARA DIVULGARMOS O QUE FAZEMOS E PRODUZIMOS, MAS TEM A PRAGA DOS QUE SE VALEM DO ALHEIO PARA COPIAREM E FAZEREM O QUE QUISEREM, DEVIDO A ESSES FATOS, EU retirei os posts de imagens mihas daqui, que retornarão em breve, mas com marca d'agua em todos, para se evitar a pirataria, desculpe-me a todos. Mas, em breve , colocarei os meus trabalhos aqui.".

    Realmente é muito chato ver um trabalho nosso exposto por aí como se o mesmo não nos pertencesse, não é mesmo?
    Da mesma forma que você , também não gosto de pirataria, então creio que você me compreende...

    Creio que o senhor é um cidadão de bem, então, fico no aguardo das devidas correções.

    ResponderExcluir